A Câmara

Emancipação do Município

O Município de Laranjeiras do Sul foi criado pelo Decreto-Lei n° 533, de 21 de novembro de 1946, juntamente com a Comarca de 1ª entrância, sendo instalado solenemente no dia 30 de novembro de 1946, sob a presidência do Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Junior, Juiz de Direito da Comarca de Curitiba.

É interessante notar que muitas das pessoas que estiveram presentes na solenidade de instalação do município, não lembravam que o mesmo tinha sido criado com o nome de Iguaçu, quando indagados sobre o assunto, para  elas sempre foi Laranjeiras do Sul.

Apesar de o município ter sido criado com o nome de Iguaçu e de mesmo antes do Território, chamar-se Xagú, a população continuava a chamá-lo de Laranjeiras. Em vista disso tornou-se necessário mudar o nome de acordo com a vontade da população, e em 10 de outubro de 1947, pela Lei Estadual n° 2, de governador do Estado do Paraná, o senhor Moisés Lupion, foi mudado para Laranjeiras do Sul, e nesta mesma Lei, criou-se o distrito de Virmond, o primeiro do município.

Com a instalação da capital do Território Federal do Iguaçu em nossa cidade, o governador Garcez do Nascimento nomeou o senhor Alcindo Natel de Camargo, prefeito do município de Iguaçu em 1944, o qual permaneceu no cargo até a extinção do Território.
Com a criação do Município de Iguaçu, o mesmo pede exoneração do cargo para concorrer a eleição que realizar-se-ia no dia 03 de outubro de 1947, foi nomeado então para substituí-lo o senhor Antonio Silvério de Araújo, que governou o município durante o ano de 1947.

Em 03 de outubro de 1947, ocorreu então a primeira eleição para prefeito e vereadores, onde concorreram para prefeito os senhores Alcindo Natel de Camargo e o Dr. Nelson Roseira Gomes, sendo que o resultado final ficou assim definido:

GESTÃO 1947 - 1950

PREFEITO Municipal: Alcindo Natel de Camargo

CÂMARA DE VEREADORES
Presidente: Arthur Napoleão Sartori
1º Secretário: Octaviano Amaral
2º Secretário: Nicolau Pesch
Vereadores:
Antonio Silvério de Araújo
Thadeu Folda
Waldomiro Francisco Boeira
Paulo Palinski
Álvaro João Cardozo
Tadeu Pawlak