Vereador Ivaldonir Panatto sugere criação de Ecopontos em Laranjeiras do Sul

Seguindo exemplo de municípios como Agudos do Sul, Curitiba e Maringá, um projeto de lei de autoria do vereador Ivaldonir Panatto visa a implantação de Ecopontos em locais públicos de Laranjeiras do Sul. A iniciativa prevê o gerenciamento dos resíduos, com o objetivo de garantir à população um local adequado para descarte de materiais recicláveis e eletrônicos. Os Ecopontos são espaços apropriados para o descarte de pequenas proporções de vidros, televisões antigas, plásticos e papelão, por exemplo.

Conforme o vereador Panatto, o descarte incorreto de materiais representa um dos maiores desafios do poder público, pois envolve altos custos. Além disso, quando não gerenciados adequadamente, acarretam impactos ambientais e sociais. “Os Ecopontos podem auxiliar na diminuição da ocorrência de disposições irregulares de qualquer tipo de resíduo em rios, terrenos baldios, vias públicas, entre outros”, destacou o vereador.

O projeto ainda prevê a geração de renda aos coletores. De acordo com o texto da proposição, o descarte será repassado para entidades assistenciais e instituições organizadas coletoras. “A iniciativa representa um instrumento de política pública que materializa compromisso com limpeza urbana, preservação do meio ambiente e geração de renda para entidades assistenciais”, concluiu Panatto.

Assinaturas – O projeto de número 004/2021 deu entrada na sessão ordinária 015/2021 da Câmara Municipal e, além do propositor Ivaldonir Panatto, recebeu a assinatura do presidente do Legislativo, Carlos Alberto Machado – Magrão; vice-presidente, Tarso Campigotto; 1° Secretário, Darci Massuqueto e dos vereadores Valeide Scarpari, Ney Becker e Valmir Trindade – Sete. A matéria agora segue para a análise das Comissões Permanentes da Casa.

18/05/2021