Vereadora Valeide apresenta indicação visando combate à pobreza menstrual em Laranjeiras do Sul

O acesso das camadas mais pobres da sociedade a itens de higiene menstrual ainda é muito restrito, resultando em diversos problemas de saúde que poderiam ser facilmente evitados. Com o intuito de erradicar a pobreza menstrual em Laranjeiras do Sul, a vereadora Valeide Scarpari, que também é Procuradora da Mulher no âmbito do Município, apresentou uma indicação de serviço propondo a distribuição de itens de higiene, a exemplo de absorventes íntimos ou coletores menstruais por parte do poder público. O pedido ainda requer a realização de campanhas e ações de conscientização da causa junto à população.

Conforme a vereadora, o objetivo é promover a saúde, qualidade de vida, democratização da informação e dignidade das mulheres em vulnerabilidade social e econômica. “É fundamental que o poder público adote medidas para reduzir os impactos da pobreza menstrual na população. Sugeri via indicação de serviço, mas o objetivo é que essa medida se torne um projeto de lei que deve vir do Poder Executivo. A medida irá impactar a vida de pessoas que enfrentam a dura realidade de precisar escolher entre o que comer ou um item de higiene”, defendeu.

O pedido pode ser conferido na pauta da última sessão ordinária da Câmara de Laranjeiras do Sul, juntamente com as demais indicações da semana.

10/11/2021