Cidadãos Honorários: Luiz José Franciosi, o pioneiro empreendedor

Na próxima quarta-feira, dia 13 de abril, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizará uma Sessão Solene que marca a entrega de Títulos de Cidadania Honorária àqueles cidadãos que, apesar de não serem nascidos em um município, passam a ser agraciados como conterrâneos, irmãos daquele local por toda a contribuição dedicada à cidade. O evento acontecerá a partir das 19h no Cine Teatro Iguassú. Mas, antes mesmo da solenidade, preparamos uma série de perfis para apresentar os homenageados ao público.

Franciosi - Entre eles, temos um pioneiro de Laranjeiras do Sul, afinal, nossa terra adorada e querida cresceu e desenvolveu graças ao empenho e coragem de seus primeiros moradores. Falamos sobre Luiz José Franciosi, conhecido pelos laranjeirenses como “sêo Franciosi” da Auto Braz. Mas até chegar à empresa, muito aconteceu desde o dia 20 de março de 1933, data de nascimento do empresário.

Natural de Guaporé, no Rio Grande do Sul e filho de Ernesto e Odila, sêo Luiz José passou parte da infância em Santa Catarina. Lá, em Chapecó, cursou o 1º e o 2º Grau. Anos mais tarde serviu o Exército em Palmas. Após a saída das forças armadas residiu em Pato Branco até 1954, quando transferiu-se do Sudoeste do Paraná para Guarapuava. Isso aconteceu, segundo sêo Franciosi, por obra do destino. À época ele já exercia a profissão de mecânico e, por conta de um carro que quebrou na estrada, fez colegas na terra do Lobo Guará.

“Eu vinha de viagem por Guarapuava com um amigo quando o carro deu problema. Procuramos uma oficina onde consertei o veículo. Me apresentei como mecânico e lá mesmo fizeram uma boa oferta de trabalho. Fiquei. Pouco tempo depois fui contratado pela Slavieiro Veículos, representante Ford na mesma cidade e, por conta dessa atuação, além de aprender, juntei capital para, futuramente, investir”, contou, ao explicar que o ramo de veículos à época era recente, com grande potencial de expansão.

Mudança - Conheceu Laranjeiras do Sul no mesmo período, onde vinha constantemente a convite do empresário Alberto Minski. O objetivo era ajudar a instalar uma oficina. Segundo o empresário, naquele tempo tudo era mais difícil. Para se ter ideia, para chegar em Laranjeiras do Sul às 23h, ele embarcava no ônibus em Guarapuava às 6 horas da manhã. Além disso, naquela época a infraestrutura era mínima, com falta de luz, água ou telefone.

Mas, novamente, o trabalho como mecânico e a visão de mercado adquirida abria portas e auxiliava a escrever seu futuro. Em 1959 decidiu vir definitivamente para Laranjeiras do Sul. Aqui alugou a oficina que ajudara a montar e iniciou a trajetória empresarial. Algum tempo depois, ao observar que Laranjeiras do Sul tinha apenas cinco veículos, fundou a própria concessionária. Por volta de 1964, Luiz Franciosi foi convidado pela Volkswagen, que acabava de iniciar atividades no Brasil, para instalar um Posto Autorizado da multinacional. Assim, nasceu a Auto Braz em 20 de agosto de 1964.

Hoje a empresa, que conta com cerca de 35 colaboradores, é reconhecidamente umas das revendas de veículos mais conceituadas da região, tanto que ao completar 50 anos de atividade em 2014, recebeu condecoração da Fábrica da Volks, da Alemanha, pelo mérito de ser uma das primeiras revendas da marca.

Em 1968 Franciosi casou com Iraci Franciosi, (in memorian) com quem teve três filhos, Luiz José Franciosi Júnior (in memorian), Fabiano Ricardo e Luciana. O pioneiro também sempre teve atuação destacada na sociedade laranjeirense. Foi um dos fundadores do Rotary Clube e do Santuário Nossa Senhora Aparecida, que lembra com muito orgulho. Além disso, tem uma grande inserção em diversas associações.

Veia empresarial – A visão empreendedora faz parte da história do empresário. Em 1976 adquiriu a Fazenda Campo do Bugre, situada em Rio Bonito do Iguaçu. Em 1982 fundou a DALSUL – Destilaria de Álcool de Laranjeiras do Sul – hoje transformada em Agroindustrial Iguaçu, localizada na mesma cidade. Em 1989 também fundou a Indústria de Madeira Pará Ltda., no distrito de Água Azul – Pará, a qual foi vendida a um grupo de Foz do Iguaçu em 1993. Outras iniciativas com a assinatura do Sêo Franciosi são o Restaurante Três Pinheiros fundado por ele, bem como o empreendimento imobiliário sendo atualmente construído em frente à Praça José Nogueira do Amaral.

Título - Ao falar de Laranjeiras do Sul, sêo Luiz Fraciosi afirma que foi o destino que o trouxe aqui e agradece pelas oportunidades e conquistas alcançadas. Também nos contou que, futuramente, pretende escrever um livro sobre a trajetória. O Título de Cidadania Honorária pela Câmara também constará nos registros. A matéria foi de autoria do presidente Vereador Carlos Alberto Machado-Magrão, aprovada por todos os vereadores da atual legislatura.

Outras figuras ilustres que também serão condecoradas são o deputado estadual, Artagão de Mattos Leão Júnior; a ex-prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Pereira Ferreira Svartz; o Secretário de Obras e Engenheiro Sênior, Leoni Luiz Meletti-Tilim; o Juiz do Trabalho da TRT/PR 9ª Região, João Luiz Wentz e o médico cirurgião, Dr. Isac Kei Yamazaki.

07/04/2022