Câmara concede Título de Utilidade Pública para a Associação Sociedade Protetora de Animais

Fundada em 11 de janeiro de 2022, a Associação Sociedade Protetora de Animais – ASPA recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal pela Câmara de Laranjeiras do Sul. O texto, aprovado por unanimidade, é de autoria do vereador Jovanildo Viola, assinado por Rodrigo Scheis, Joel Demétrio, Ademilson Moraes, Halisson Galvan e demais vereadores. Agora, a proposta segue para sanção do Executivo Municipal.

Na prática, com o devido diploma legal, a associação, que engloba todos os animais, mas em especial cães e gatos, fica habilitada a receber incentivos de natureza pública, a exemplo do Programa Dinheiro Direto na Comunidade e outros. Conforme o vereador Rodrigo Scheis, a aprovação fortalece a causa animal. “A utilidade pública beneficiará este propósito que envolve acima de tudo saúde pública. São muitos protetores e protetoras envolvidos, mas que precisam de recursos para encaminhar os atendimentos. A aprovação colabora especialmente neste sentido”, destacou Scheis.

De acordo com Juvinha Viola, fortalecendo a associação, o Poder Público reforça o apoio nas ações de controle e cuidado dos animais. “O castramóvel retomou os atendimentos, mas segundo levantamento de equipes da saúde e agricultura, responsáveis pelas ações de castração, muito munícipes não querem se envolver. No entanto, o animal atendido precisa de um tutor que garanta sua recuperação. Com esta entidade protetora, até mesmo esses cuidados poderão ser fortalecidos e ganhar aliados”, concluiu o vereador.

13/09/2022