Câmara Municipal promove palestra sobre a Função do Legislativo

A educação política é o primeiro passo visando a politização e a conscientização. A medida tem grande potencial de render benefícios para a democracia brasileira. Por isso, com o princípio de democratizar a gestão escolar, nesta semana a Câmara de Laranjeiras do Sul recebeu alunos de Rio Bonito do Iguaçu para uma palestra a respeito dos Três Poderes e sobre o funcionamento do legislativo em âmbito municipal. A conversa foi conduzida pelo Consultor Legislativo da Casa de Leis e ex-vereador, Gilmar Zocche, com participação do vereador Ney Becker.

Participaram do evento os alunos do 2° ano do Ensino Médio C e D da Escola Itinerante Herdeiros do Saber e do Acampamento Herdeiros da Terra 1° de maio, do Assentamento Marcos Freire; estudantes do 2° ano do Ensino médio A e B do 3° ano da Formação de Docentes e alunos da classe intermediária de Ciências Humanas do 9° ano, todos da Escola Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, de Rio Bonito do Iguaçu, sob coordenação das Professoras Margarete Abreu e Camila Rotermel.

A palestra está no plano de trabalho docente, compondo a Disciplina de Filosofia com o conteúdo Filosofia Política. Conforme Zocche, a fala auxilia os jovens a fazer escolhas conscientes para eleger representantes. “Estudantes devem ter na escola um ambiente para aprender desde cedo a participar do processo democrático. Para isso é preciso dialogar, conhecer o sistema eleitoral, as funções dos cargos públicos, meios de participação na democracia e participação na vida pública, pois faz parte da formação cidadã e estimula a consciência e a apropriação de direitos e deveres”, explicou.

28/10/2022