Vereadores entregam Moção de Reconhecimento para professora premiada no Projeto Agrinho

A valorização dos professores é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. Por isso, visando cumprimentar a professora Ana Karoline Machado, regente do 5° ano da Escola Municipal Aluísio Maier, a Câmara de Laranjeiras do Sul conferiu uma Moção de Aplausos e Reconhecimento à docente, premiada no Projeto Agrinho edição 2022 na categoria experiência pedagógica. A homenagem, aprovada por unanimidade, é de autoria do Vereador Presidente Carlos Alberto Machado-Magrão.

O Programa Agrinho é uma iniciativa estadual de incentivo à educação realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Faep (Federação da Agricultura do Paraná) e Governo do Estado do Paraná. O projeto premiado efetivou práticas sustentáveis no cotidiano dos 28 alunos da turma, com apoio das demais classes. A professora concorreu com 236 projetos e ficou em 2° lugar, recebendo um carro 0KM. As ações foram realizadas entre março até agosto, mas continuam até agora.

Entre os pontos trabalhados, os estudantes analisaram e produziram 20 práticas desenvolvidas no ambiente familiar e escolar. Compõem as ações a instalação de uma cisterna para a escola, já anunciada pelo prefeito Berto Silva; a produção de vídeos e entrevistas com funcionários e professores para identificar problemas e possibilidade de melhorias; reativação da horta; redução do uso de papel em sala de aula, entre outros.

De acordo com o Presidente Magrão, a atuação docente tem impacto dentro e fora de sala de aula, seja no desempenho dos estudantes, na qualidade da escola e no progresso do país, por isso merece reconhecimento. Já Ana Karoline destacou as parcerias que levaram ao sucesso do projeto. “A ideia surgiu pois a maioria dos alunos têm noção sobre o assunto, mas não materializavam as práticas no dia a dia. Por meio de metodologias ativas, foi possível perceber que os estudantes se tornaram protagonistas do projeto, desenvolvendo um senso de responsabilidade e consciência ambiental, não só na escola, mas na comunidade”, ressaltou a professora.

23/11/2022