76 anos de emancipação político-administrativa: Parabéns, Laranjeiras do Sul!

O Município de Laranjeiras do Sul foi criado pelo Decreto-Lei n° 533, de 21 de novembro de 1946, juntamente com a Comarca de 1ª entrância, sendo instalado solenemente no dia 30 de novembro de 1946, sob a presidência do Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Junior, Juiz de Direito da Comarca de Curitiba. É interessante notar que muitas das pessoas que estiveram presentes na solenidade de instalação do município não lembravam que o mesmo tinha sido criado com o nome de Iguaçu, quando indagados sobre o assunto, para elas sempre foi Laranjeiras do Sul.

Apesar de o município ter sido criado com o nome de Iguaçu e de mesmo antes do Território, chamar-se Xagú, a população continuava a chamá-lo de Laranjeiras. Em vista disso tornou-se necessário mudar o nome de acordo com a vontade da população e, em 10 de outubro de 1947, pela Lei Estadual n° 2, de governador do Estado do Paraná, o senhor Moisés Lupion, foi mudado para Laranjeiras do Sul.

Aniversário - Esta e muitas outras histórias marcaram o desenvolvimento da cidade, moldando o que somos até aqui: um município em plena expansão e desenvolvimento. Por isso, neste dia 30 de novembro de 2022, a Câmara Municipal e todos os vereadores e servidores celebram e parabenizam o 76° aniversário da emancipação político-administrativa de Laranjeiras do Sul, esta Terra adorada e querida e feita por gente que batalha e que conquista! Parabéns!

30/11/2022