Vereadores Mirins eleitos no Colégio Cívico-Militar tomam Posse no Legislativo

O Programa Parlamento Jovem, voltado para a formação política de estudantes do ensino médio recebeu, mais uma vez, a parceria da Câmara de Laranjeiras do Sul. Nesta edição, a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) envolveu alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Érico Veríssimo. A Posse dos vereadores mirins aconteceu na última segunda-feira, 12. Na oportunidade os estudantes realizaram uma sessão ordinária, ato que permitiu a votação de um Projeto de Lei apresentado pelos alunos.

Parlamento Jovem – O Parlamento Jovem foi instituído com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão sobre a democracia. Em 2022, o projeto teve início em março. A ação compõe a proposta curricular da disciplina de Cidadania e Civismo, ministrado no Colégio pela professora Veninha Bortoluzzi Pereira. A primeira etapa consistiu na apresentação da iniciativa aos alunos. Na sequência houve o cadastramento dos estudantes eleitores junto ao TRE, a filiação em partidos fictícios, convenção partidária, escolha dos candidatos, campanha eleitoral, treinamento dos alunos mesários e, por fim, a eleição, que aconteceu em junho.

Participantes - A atividade teve a participação da representante do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras (NRE), Danieli Mioranza, do chefe do cartório da 45ª Zona Eleitoral, Francisco Paulo Smitek Sobieray e do Consultor Legislativo da Câmara de Laranjeiras do Sul e ex-vereador, Gilmar Zocche. Os profissionais prestaram apoio e ajudaram a desenvolver as atividades junto com os profissionais do colégio e alunos. Já os estudantes eleitos foram Maria Taques, João Teles, Endilly Fogaça, Yasmim Camilly Ferreira, Pedro Eduardo Camargo, Willian Bueno, Willian José de Lima e Antônio Felipy Pelizzari.

Conforme Zocche, o programa oferece à juventude a oportunidade de conhecer o Legislativo Municipal, o cotidiano da Casa de Leis, os Vereadores e as atividades do princípio de legislar, fiscalizar e representar o Município. “Envolver estudantes na discussão dos problemas da sociedade e na elaboração de propostas para solucioná-los é uma das mais eficientes maneiras de inserí-los na vida política. Acreditamos que este é o melhor caminho para a formação de cidadãos envolvidos com a comunidade e a solidificação de um país mais democrático, justo e desenvolvido”, destacou o servidor.

Na oportunidade, a direção do colégio parabenizou os estudantes do colégio, destacando que tiveram dedicação e compromisso, não medindo esforços para concretizar a atividade. “A iniciativa proporcionou aos alunos o conhecimento do processo eleitoral aplicado. Foi também a oportunidade de debatermos a importância e conscientização do voto”, destacou a professora Veninha, explicando que durante o processo todos os estudantes ganharam títulos de eleitor fictício e tiveram oportunidade de votar nas urna eletrônicas.

Sessão - Para mais informações sobre a Posse, acesse AQUI.

13/12/2022