Câmara de Laranjeiras do Sul devolve R$ 469.303,94 ao Município

A economia gerada pelo Legislativo de Laranjeiras do Sul ao longo de 2022 possibilitou a devolução de R$ 469.303,94 ao Poder Executivo Municipal. O cheque simbólico foi entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, Carlos Alberto Machado-Magrão nesta quarta-feira (28) ao prefeito Berto Silva. Além deste valor, que representa o repasse das sobras do Legislativo, houve um pedido a menor na Lei Orçamentária para 2022 no montante de R$ 1.437.271,31. Na soma, a economia total da Câmara Municipal em 2022 chegou a R$ 1.937.271,00.

Lei Orçamentária para 2022 - Da soma total, mais de 1,4 milhões deixaram de ser repassados à Câmara pela Prefeitura desde o começo do ano, atendendo pedido da Mesa Diretora, composta pelo presidente Carlos Alberto Machado; vice-presidente, Tarso Campigotto; 1° Secretário, Darci Massuqueto e 2° Secretário, Ivaldonir Panatto. “Cancelamos uma parte do orçamento previsto para a Câmara em 2022, garantindo que o montante ficasse na Prefeitura e fosse investido nas comunidades”, destacou o presidente Magrão.

Assim, o orçamento constitucional garantido por lei foi reduzido da receita corrente líquida de R$ 5.161.000,00 (cinco milhões, cento e sessenta e um mil) para R$ 3.727.000,00 (três milhões, setecentos e vinte e sete mil reais). Isso representa um repasse a menor ao Legislativo acima de R$ 115 mil mensais. “É o fruto do esforço dos vereadores e servidores da Casa, trabalhando com economicidade e gestão responsável”, conclui o presidente, mencionando a atuação da Contabilidade da Casa, na pessoa da Técnica Contábil, Graziela Dilger e demais funcionários da Câmara.

Devolução das sobras - Já a devolução dos recursos provenientes da sobra do Legislativo representa a economia da Casa ao longo do ano. A partir dos R$ 3.727.000,00 milhões repassados pela Prefeitura após o cancelamento da dotação orçamentária, R$ 469.303,94 foram devolvidos aos cofres do Executivo Municipal, representados pela economia por parte dos vereadores e servidores. Os recursos financeiros devolvidos aos cofres da prefeitura poderão ser utilizados, por exemplo, em investimentos em saúde e educação e no Programa Dinheiro na Comunidade.

Presenças - Estiveram presentes no gabinete do prefeito, acompanhando o ato de repasse da sobra de recursos da Câmara, os vereadores Carlos Alberto Machado (Magrão), Tarso Campigotto, Ivaldonir Panatto, Darci Massuqueto, Celso Azevedo, Valeide Scarpari e Valmir Trindade-Sete, além do vice-prefeito, Valdemir Scarpari e o Secretários: de Finanças, Deoclécio de Nez e de Governo e Gestão, Renata Rossetin.

28/12/2022