Câmara discute implantação de Centro Especializado de Atendimento a Autistas em Laranjeiras do Sul

Ontem (06) à tarde o presidente da Câmara Carlos Alberto Machado – Magrão recebeu o secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul Valdecir Valik. Na pauta da conversa está a discussão sobre a criação de um Centro de Atendimento Especializado a pessoas com autismo no município. Há alguns meses uma comitiva de Laranjeiras, inclusive com a participação do vereador Tarso Campigotto, esteve em Campo Mourão para conhecer o Centro Especializado AMPARA que atende pessoas daquele município com Autismo. A ideia, segundo o secretário Valdecir Valik, é se espelhar em projetos como esse e criar o próprio centro em Laranjeiras do Sul também.
Ainda de acordo com o secretário, os próprios servidores da secretaria de Saúde devem fazer esse atendimento, o que não elevaria os custos da secretaria com pessoal. O presidente da Câmara, Magrão, ressaltou que a intenção é poder colocar o projeto em prática em breve, tendo em vista que é grande o número de pessoas e principalmente crianças que precisam de atendimento.
No mês de abril a Fundação Colibri, que trabalha a conscientização sobre autismo em Laranjeiras do Sul, apresentou alguns números aos vereadores no plenário da câmara, inclusive, a ideia do Centro Especializado no Município. A fundação é parceira no projeto.
Segundo a Coliri, em Laranjeiras do Sul hoje há cerca de 80 autistas, entre alunos da rede municipal e APAE, com laudo. No entanto, há um entendimento, com base em pesquisas, de que exista de 300 a 400 pessoas com o espectro no município.
07/06/2023