Sessão da Câmara contou com participação de alunos de Economia da UFFS

Na noite de ontem (12) a Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul realizou a 17ª sessão ordinária do ano. Na pauta, deu entrada o projeto de Lei nº 013/2023 de autoria do vereador Celso de Azevedo que nomina ruas do quadro urbano do distrito de Passo Liso. Sendo: Rua A como Pioneiro Lauro Gonçalves Teixeira; Rua B como Nazeazeno Simões Valerio e Rua E como Antônio Negrelli. O projeto será agora analisado pela comissão responsável.

Também ontem tivemos os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, pela tramitação, de dois projetos. São eles: 011/2023 de autoria dos vereadores Rodrigo Scheis e Juvinha Viola que prevê instituir a Semana Municipal da Agricultura Familiar; e 013/2023 de autoria do poder Executivo, projeto que prevê autorizar a concessão de direito real de uso dos imóveis de área remanescente para a empresa Agro Laranjeiras Agropecuária e comércio.

VISITA DE ACADÊMICOS

A sessão desta segunda-feira também contou com a presença especial dos alunos do curso de Economia da universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus de Laranjeiras do Sul. Os Professores Janete Stofel e Giuliano Kluch estiveram presentes com alunos em uma atividade da matéria de Planejamento do Desenvolvimento Regional. Segundo a professora Janete, o curso de Economia procura desenvolver o espírito de cidadão dos alunos. “Dentro do município é muito importante que eles acompanhem, que eles entendam o que uma Câmara de vereadores faz, como vai aprovar as leis, vai definir Plano Diretor que vai reger muitas questões e a gente sempre tenta fazer com que eles além de conhecerem também se interessem por permanecer acompanhando e quem sabe, lá no futuro, alguns deles queiram ser vereadores também”, afirma a professora.

De acordo ainda com Janete, a disciplina consegue trabalhar pesquisa, ensino e extensão entre universidade e comunidade também dando sugestões para os poderes legislativo e executivo em questões que envolvem a comunidade, seja ajudando a selecionar problemas ou até mesmo criando propostas de projeto. “O ensino está sempre articulado com a extensão, com a pesquisa e essa disciplina da pra trabalhar as três coisas e principalmente para que o aluno formado pense de que maneira pode contribuir para um município melhor”, ressalta.

O presidente da Câmara Carlos Alberto Machado, o Magrão, durante a sessão, agradeceu a presença dos alunos e professores explicou como a sessão se desenvolve, como os projetos são discutidos, o trabalho das comissões e como é a tramitação dos projetos e as indicações. Magrão reforçou também a importância de ter a comunidade jovem conhecendo a casa de leis. “Nós sempre incentivamos essa proximidade da Câmara com a comunidade e quando vemos alunos interessados aqui, acompanhando a sessão, nos motiva ainda mais. Sabemos que eles estão estudando e também fazendo pesquisas que vão trazer crescimento para nossa cidade. E claro, seremos sempre incentivadores de bons projetos e parcerias com eles”, completa o presidente.

Confira a pauta completa de ontem aqui.

13/06/2023