Câmara entrega Moção de Congratulação à Jornada Jovem de Laranjeiras do Sul

A Câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul realizou ontem (17) a noite a última sessão ordinária antes do recesso legislativo, que inicia nesta terça-feira e segue até dia 30 deste mês. A sessão foi presidida pelo vereador Tarso Campigotto (vice-presidente), o presidente Carlos Alberto Machado não pôde estar presente por questões de saúde.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO JJ

Na sessão de ontem, foram aprovados os votos de congratulações e aplausos ao MOVIMENTO JORNADA JOVEM (JJ), pela 20º Jornada Jovem que aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de Julho de 2023. A solicitação foi do vereador Ademilson de Moraes.

Os representantes do JJ estiveram na casa para receber a moção. De acordo com o reitor do grupo Eryki Matheus Nogueira dos Santos o trabalho os jovens é voltado à Deus e à comunidade. “Somos um grupo aberto, um trabalho social e é um sentimento de gratidão que temos. O movimento fica muito feliz, não só pela valorização, mas também vemos que nosso trabalho não é em vão”, detalha.

O movimento começou em Laranjeiras do Sul em Junho de 2009 e desde então já foram realizadas 20 Jornadas Jovens. São mais de 1100 jovens formados e o movimento chega hoje também em Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e também em Cascavel. “A Jornada não podemos explicar, a Jornada se vive. Nosso lema é ‘ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos’ e nós membros estamos aqui pra nos doar, pelas causas, pelas necessidades das famílias e por aqueles que buscam um caminho com Deus”, completa Eryki.

PARECERES

Também na sessão desta segunda foi lido o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e também da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social opinando pela aprovação do projeto 018/2023 de autoria dos vereadores Tarso Campigotto e Carlos A. Machado que institui o uso de colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas no município de Laranjeiras do Sul/PR.

A Comissão de Constituição e Justiça também deu parecer opinando pela tramitação dos projetos de número 002 a 007/2023 que confere título de cidadão honorário há seis cidadãos de Laranjeiras do Sul. São eles: Iracêma Pereira De Carvalho; Rangel De Souza Muller – Dr Rangel; José Anacleto De Souza – Futrica; Esilio Grando; Marco Antonio Felix – Palito; Waldir Wessller.

VOTAÇÕES

Na ordem do dia apenas um projeto foi votado e aprovado: 018/2023 de autoria dos vereadores Tarso Campigotto e Carlos A. Machado que institui o uso de colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas no município de Laranjeiras do Sul/PR. Ele retorna na próxima sessão em segunda discussão.

REFERENDO

Também na sessão de ontem deu entrada na câmara projeto de lei 017/2023 de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do Artigo 130, inciso lll da Lei Municipal Nº 052/2014 (Código de Obras). Esse projeto altera a distância mínima de construção de um posto de abastecimento para outro.

Esse projeto deve tramitar normalmente na casa, no entanto, por conta do recesso legislativo, os vereadores assinaram um referendo. Com essa assinatura o executivo municipal já pode sancionar a lei, mesmo ainda não sendo votado e aprovado na câmara. Todos os vereadores assinaram o documento e ele tramitará normalmente na casa.

18/07/2023