Moções de Aplausos são entregues à fisioterapeuta Roberta Zanquetti e ao Movimento Lareira

Além da aprovação das contas do exercício financeiro 2021 do município de Laranjeiras do Sul, a câmara de vereadores também entregou ontem duas moções de aplausos e reconhecimento.

A primeira moção da noite foi entregue à fisioterapeuta Roberta Zanquetti, pelo trabalho desenvolvido por ela na pandemia de Covid-19. Ela foi a primeira fisioterapeuta na cidade de Laranjeiras do Sul a desenvolver técnicas específicas para o protocolo do covid e também a primeira a realizar atendimento em pacientes positivados. Seu primeiro paciente foi o próprio pai que pôde ontem também participar da homenagem à filha. Segundo dados de atendimentos, 3 mil vidas, em média, passaram pela mão da Roberta em âmbito hospitalar e domiciliar durante a pandemia.

A profissional criou um protocolo de ventilação não invasiva na UTI de Laranjeiras do Sul que evitou vários entubamentos e também no âmbito domiciliar evitou internamentos hospitalares. Ela destacou a felicidade em receber a moção como reconhecimento do seu trabalho realizado.

“Gostaria de agradecer muito. Nenhuma palavra chega perto para esse agradecimento, pude ver aqui muitas pessoas que eu cuidei, que tive a oportunidade de habilitar. Dinheiro nenhum paga isso e agradeço todos os dias pelo dom que Deus me deu e espero poder continuar em muitas casas fazendo a reabilitação”, destacou a profissional.

“A pandemia foi um filme de terror e saber que eu fui escolhida por poder ter a oportunidade de tratar meu pai, de trabalhar junto a toda a equipe médica de enfermagem e do hospital, ter sucesso no protocolo de tratamento dele e depois poder usar o mesmo tratamento e ajudar muitas pessoas”, conta.

Entre os cerca de 3 mil pacientes na pandemia, três deles inclusive eram os vereadores Ney Becker, Halisson Galvan e o presidente da Casa, Carlos Alberto Machado Magrão. Também participaram da moção diversos pacientes recuperados da Covid que também prestaram suas homenagens à fisioterapeuta.

O presidente da Casa, Magrão, destaca que essa é a forma que a câmara de vereadores pode homenagear profissionais da cidade. “Hoje tivemos uma sessão de homenagens, é uma ação de agradecimento à Roberta por todo o trabalho que ela desenvolveu na Pandemia. Ela junto de outros profissionais como a Karina Berlato e a Andreia Fiori, uma grande equipe que salvaram vidas. Prestamos essa homenagem que emocionou ela e emocionou todos nós. É o que podemos fazer por pessoas que fazem a diferença no nosso município”, declara o presidente.

Também foi entregue ontem a segunda moção de aplausos para o Movimento Lareira que completa nesse mês 50 anos no Brasil e é usado pela igreja católica como um instrumento de Deus na evangelização familiar. A moção foi proposta pelo vereador Ademilson Moraes, o Bico, que também faz parte do movimento. O coordenador da Lareira em Laranjeiras do Sul, Helio André da Silva, comenta que receber a moção é uma forma de mostrar o fortalecimento das famílias através da Lareira. “É um reconhecimento que é muito importante. A Lareira leva a evangelização às famílias. É gratificante estar aqui, trabalhar na Lareira e devolver ao movimento tudo o que ele faz por nós, é uma retribuição esse trabalho que fazemos”, enfatiza.

O Presidente da câmara, Magrão, também destacou a moção entregue à Lareira.

“A Lareira tem uma ação muito bonita em Laranjeiras, é um grupo grande, uma homenagem do vereador Bico junto de todos os vereadores, podendo mostrar as ações com as famílias e tivemos o prazer de receber as pessoas que fazem parte do movimento aqui na câmara”, completa.

Confira AQUI a galeria completa de fotos da noite.

19/09/2023