Câmara acompanha debate para implantação de Centro de Atendimento a Autistas via Assiscoop

Na última semana membros do consórcio de saúde Assiscoop realizaram uma reunião para debater a implantação de um Centro de Atendimento para Crianças Autistas. Como já definido em outras ocasiões, o atendimento deverá ser realizado via Assiscoop para que crianças, com espectro autista, de toda a região possam ser atendidas junto de suas famílias.

No último encontro, o presidente do conselho de secretários a instituição de saúde, secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdecir Valick, detalhou que os primeiros atendimentos devem ser iniciados com assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Os secretários presentes na reunião debateram a importância de o atendimento iniciar o mais rápido possível tendo em vista a grande necessidade de apoio especializado a autistas e também as famílias.

A partir de agora, será realizada uma pesquisa para escolha de um prédio adequado para atendimento, em Laranjeiras do Sul. Além disso, a Assiscoop também debaterá a carga horária dos profissionais e a contratação. Essas decisões já deverão ser debatidas e aprovadas pelos secretários de saúde na próxima reunião.

A Câmara de vereadores desde o início do debate para implantação desse centro no município acompanha de perto as tratativas. Inclusive, vereadores participaram de visitas a centros referência no estado, como o de Umuarama. De acordo com o presidente da Câmara, Carlos Alberto Machado Magrão, esse acompanhamento acontece para que a câmara esteja a par de toda a situação e possa auxiliar na aprovação de mudanças que sejam necessárias para que os atendimentos aconteçam. “Como terá investimento público a Câmara deve dar legalidade a essas ações. Nos comprometemos em dar a maior agilidade possível para aprovar leis que autorizem esses atendimentos em nosso município. É um compromisso com as famílias que tem crianças com espectro autista em Laranjeiras e buscam melhor atendimento de especialistas. Nós seremos sempre parceiros e apoiadores de projetos que melhorem a vida da população”, destaca o presidente Magrão.

A Fundação Colibri em Laranjeiras do Sul trabalha a conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista e também busca esse centro de atendimento junto aos órgãos competentes. O pai de autista e também membro da Colibri Carlos Elmir Xavier detalha que há uma necessidade urgente de atendimento especializado. “É importante também que possam regionalizar um problema que não é só laranjeirense, vários município que fazem parte da Assiscoop discutem que seja logo implantado esse centro”, comenta.

Segundo ainda Xavier, ter profissionais especializados atendendo os autistas e as famílias será um grande avanço. “Meu filho é autista, tem 14 anos, ele estuda na APAE, mas eu sou pai 24 horas. Ele precisa de mim e tem muitas atividades que ele não desenvolve sozinho. O centro seria um apoio muito importante para os autistas e as famílias, para que tenhamos um auxílio social e psicológico de termos um entendimento maior de como proceder também quando nossos filhos estão em casa. Porque nas escolas tem os profissionais especializados, mas quando eles estão em casa os pais tem que dar disciplina, apoio, tudo que eles precisam. E o centro auxiliaria na forma de como podemos trabalhar com eles para que se desenvolvam o melhor possível”, detalha.

A próxima reunião da Assiscoop para debater o tema ainda não foi marcada.

14/11/2023