Câmara realizará duas sessões nesta segunda (18). Pauta conta também com indicações de Jovens Vereadores

Nesta segunda-feira (18) duas sessões serão realizadas na Câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul. A primeira Ordinária e logo em seguida uma sessão extraordinária. Dois projetos de autoria do poder Executivo Municipal devem ser discutidos e votados nesta segunda.

O primeiro que cria a secretaria de Indústria e Comércio e altera a estrutura organizacional da secretaria municipal de Governo e Gestão, alterando a lei nº 033/2021, de 05 de novembro de 2021.

Também deve ser discutido e votado o projeto que cria o Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Laranjeiras do Sul, vinculado ao fundo municipal de saúde.

PROJETOS QUE DÃO ENTRADA

Também dão entrada nesta segunda-feira dois novos projetos. São eles:

- 038/2023 de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre a reestruturação e gestão do plano de cargos, carreira, remuneração e valorização dos profissionais da educação da rede pública municipal de ensino de Laranjeiras do Sul e revoga a Lei Municipal nº 056/2017;

JOVENS VEREADORES

A Pauta da sessão desta segunda-feira também conta com indicações dos Jovens Vereadores, eleitos nos colégios de Laranjeiras do Sul através do programa Parlamento Jovem do Tribunal Regional Eleitora – TER-PR.

A indicações são em conjunto e todas levam o nome de todos os jovens vereadores: Bartolomeu Daniel Silva Amorim, Carlos Eduardo de Lara, Eduarda Wolff de Souza, Emmanuel Cristo de Freitas, Gabriele Kauane da Luz, Ghabriela Santi Ferreira, Luiz Henrique da Rosa, Luiz Ricardo Andreiv, Mateus Zantuti, Mirela Hamud Trevisan, Nathan Roth Vezaro, Odair Silva, Tarso Campigotto, Wagner Alexandrino Pires.

As indicações são as seguintes:

- Solicita do Poder Público Municipal: melhorias e obras diversas no Colégio Estadual Valmir Nunes, comunidade do Rio do Tigre, conforme segue: Construção de uma quadra de areia; Ofertar um curso de panificação e confeitaria; Reforma no parque infantil situado na parte externa da escola municipal; Construção de uma academia ao ar livre.

- Solicita do Poder Público Municipal: instalação de painéis de energia solar fotovoltaica em todas as escolas e creches do município de Laranjeiras do Sul, tal pedido se baseia nos gastos de energia dos anos de 2021 que ficou com uma média de R$169.062,52 mês e no ano de 2022 um gasto médio de R$165.004,15.

- Solicita do Poder Público Municipal: instalação de caixa d’água na forma de cisternas para captação de água da chuva, nas escolas e creches municipais, para ser utilizada na limpeza dos referidos espaços públicos, verificamos que gastos mensais com a Sanepar no ano de 2021, ficaram em R$18.397,43 e no ano de 2022 uma média de R$ 26.332,52. Além da economia ser gerada, entra a sustentabilidade e a propagação desta idéia a todas as famílias laranjeirenses.

- Solicita do Poder Público Municipal: a criação de espaço de estacionamento ao lado do colégio Estadual de Educação Profissional Profª. Naiana Babaresco de Souza (Escola Técnica), as margens da BR 158, tal solicitação é em decorrência do constante aumento do fluxo de alunos nos períodos diurno e noturno da referida instituição.

- Solicita do Poder Público Municipal: que realize notificação para limpeza de mato em calçada, do lote 02 da quadra 11 do loteamento Vila Alberti, mais precisamente ao lado do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho.

- Solicita do Poder Público Municipal: que realize melhorias na iluminação pública na Avenida Ulderigi Meletti, tal pedido é em decorrência da grande quantidade de alunos do período noturno que se deslocam até o colégio Estadual José Marcondes Sobrinho.

- Solicita do Poder Público Municipal: que realize a manutenção e reparos nas bocas de lobo da Rua Brasília no loteamento Jardim Iguaçu.

- Solicita do Poder Público Municipal: que realize a construção das calçadas para pedestres na rua Eugênio Martins, trecho entre as ruas Francisco Freitas e José Rodrigues Medina, ou a notificação ao proprietários para a execução das mesmas, pois o fluxo de alunos e pedestre é muito intenso e eles acabam tendo que se deslocar na pista de rolamento dos veículos.

- Solicita do Poder Público Municipal: que realize melhorias na estrada principal do Herval Grande.

- Solicita do Poder Público Municipal: que inclua a Comunidade São Pedro do Interior no programa Dinheiro Direto na Comunidade, pois a mesma solicita a reforma do pavilhão da referida comunidade.

- Solicita do Poder Público Municipal: a instalação de lixeira da coleta seletiva nas principais ruas de nossa cidade.

- Solicita do Poder Público Municipal: a criação e execução do Plano de Arborização Municipal, pois nosso município está cortando as árvores do quadro urbano e não realizando o replantio por espécies mais específicas para os determinados tipos de edificações residenciais e comerciais.

- Solicita do Poder Público Municipal: que realize em conjunto com a Polícia Militar, campanhas educativas e de monitoramento em frente às escolas e colégios de nosso município, para diminuir os constantes acidentes e falta de respeito com os as leis de trânsito.

18/12/2023