Câmara de Laranjeiras analisa contas do ex-prefeito e aprova incentivo para hospital veterinário

A 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul, realizada nesta segunda-feira, 11 de agosto, teve como destaque o início da análise das contas do Município referentes ao exercício de 2023, além da aprovação, em primeira votação, de um projeto que prevê incentivo à implantação de um hospital veterinário ligado ao ensino superior.

A Comissão de Finanças e Orçamento apresentou um Projeto de Decreto Legislativo opinando pela rejeição das contas do ex-prefeito, contrariando o parecer prévio do Tribunal de Contas. Em respeito ao contraditório e à ampla defesa, a Câmara concedeu prazo de 10 dias para manifestação do ex-gestor, que deverá ocorrer por meio de ofício. A data do julgamento em plenário só será definida após esse prazo.

Outro momento marcante foi a Moção de Aplausos e Reconhecimento, proposta pelo vereador Fábio Borsoi, às professoras Eronice Ribeiro Leandro e Eliane Faccin Melo, vencedoras de um concurso nacional na área de sustentabilidade. O projeto premiado, intitulado “Transformando plástico em vida: hortas e pufes para um futuro sustentável”, foi reconhecido por sua proposta inovadora e seu impacto ambiental positivo. Aprovado por unanimidade, a entrega vai acontecer em data a ser marcada pela Câmara.

Durante a sessão, os vereadores também apresentaram 22 indicações, com sugestões e demandas da população, e debateram intensamente o projeto de concessão de uso de imóvel público ao Centro Universitário Campo Real, voltado à instalação de um hospital veterinário.

A área concedida pela prefeitura corresponde a 6 mil m² no Loteamento Centro Estudantil Vila Alberti, e será cedida por 20 anos, isenta de ITBI. Em contrapartida, a instituição deverá oferecer atendimento gratuito a cães e gatos de tutores inscritos no CadÚnico, realizar feiras de adoção, cursos para agricultores e parcerias com as secretarias municipais.

O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação e retorna para análise final na próxima sessão.

12/08/2025