Câmara de Vereadores realiza segunda Sessão Ordinária e primeira Extraordinária de 2026

A Câmara de Vereadores realizou, nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, a segunda Sessão Ordinária e a primeira Sessão Extraordinária do ano legislativo de 2026. As reuniões foram marcadas pela análise de importantes matérias de interesse do município, com destaque para projetos voltados à educação, inclusão social e ao fortalecimento de eventos que impulsionam a economia local.

No Pequeno Expediente, deram entrada quatro Projetos de Lei, sendo três de autoria do Poder Executivo e um do Poder Legislativo. Pelo Executivo, foi apresentado o Projeto de Lei nº 004/2026, que visa firmar termo de cessão de uso de um veículo Fiat Cronos Drive 1.3, ano/modelo 2025/2026, do Município de Laranjeiras do Sul para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Também foi protocolado o Projeto de Lei nº 005/2026, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 696.555,79, destinado a custear despesas de contratação por tempo indeterminado para as atividades de Manutenção do Ensino Fundamental – Programa Escola em Tempo Integral e Ensino Infantil – Pré-Escola.

Já o Projeto de Lei nº 006/2026 trata da alteração no número de vagas para os cargos de Professor de Educação Física, Artes e de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, do Ensino Fundamental.

Pelo Poder Legislativo, deu entrada o Projeto de Lei nº 001/2026, de autoria do vereador Pedro Conrado Filho, que institui e inclui no Calendário Oficial do Município o mês de Abril Azul, dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Todos os projetos foram encaminhados às comissões competentes, que irão analisá-los e posteriormente emitir seus pareceres.

Durante a sessão, também foram apresentados seis pareceres, referentes a projetos que tratam de abertura de crédito adicional, alteração de artigo da Lei Orçamentária Anual (LOA) e parceria com a Associação Muladeiros Casco Duro para a realização da Expoagro. Além disso, os vereadores apresentaram 22 indicações, solicitando melhorias tanto para a área urbana quanto para o interior do município.

Na Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade, em duas votações realizadas (Ordinária e Extraordinária), o projeto do Poder Executivo autorizando o Município firmar parceria com a Associação Muladeiros Casco Duro para a realização da Expoagro 2026. A aprovação unânime reforça a importância do evento para o desenvolvimento econômico, turístico e cultural do município, além de fortalecer o apoio do Legislativo às iniciativas que promovem geração de renda e valorização do setor agropecuário.

A Câmara de Vereadores agradece a presença do público que acompanhou os trabalhos presencialmente, bem como de todos que acompanharam as transmissões por meio das redes sociais oficiais do Legislativo.

10/02/2026

Mais Fotos