Cidadãos Honorários: Dr. João Wentz, um laranjeirense por opção

Seu nome é João Luiz Wentz. Advogado e Contabilista por formação, ele é natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Atuou pela primeira vez em Laranjeiras do Sul em 2006 e foi amor à primeira vista. Por isso, em 2009 quando teve a oportunidade, voltou para atuar como Juiz Titular da Vara do Trabalho. Em 2018, sob sua gestão, o TRT do município foi eleito o melhor do Sul do Brasil e o 8ª do país entre 1.569. Por isso, devido sua grande relevância, na próxima quarta-feira, dia 13 de abril, Dr. João receberá o Título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul.

Casado com Sandra Chagas, o Juiz do Trabalho tem três filhos, dois netos e um bisneto. E, por conta de um dos filhos, é que escolheu o município para viver. “Havia a possibilidade de eu voltar a Foz do Iguaçu. Decidi perguntar ao meu filho, que era criança na época, o que achava. Ele disse que não voltaria porque amava a cidade. Ele escolheu aqui e nós também”, explicou o juiz, que é reconhecido por sua sabedoria e simplicidade. Por isso mesmo é possível encontrá-lo indo trabalhar a pé ou fazendo caminhadas nos fins de tarde, um dos motivos que o fez adotar Laranjeiras enquanto residência, de onde afirma não querer sair.

Atuação - O Juiz do Trabalho atuou sempre no TRT da 9ª Região. Passou por Curitiba, Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, União da Vitória, Telêmaco Borba, Arapongas, Jaguariaíva, Assis Chateaubriand, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa, Jacarezinho, Londrina, Campo Mourão e Guarapuava.

Ao agradecer a homenagem, Dr. João a estendeu aos colegas de profissão. “A eficiência não se deve somente pelo trabalho do juiz, mas também ao apoio do corpo de servidores e advogados que colaboram no dia-a-dia. É reflexo de um conjunto eficiente. Por isso, este título não é apenas a mim, mas a toda a Vara do Trabalho da Comarca”, destacou o magistrado.

Além disso, afirma que um dos legados que os enche de orgulho, é a capacidade de atuar pensando sempre na conciliação. “É uma alegria imensa, em mais de 10 anos de município, chegar aos lugares e ser  bem recebido. E mais que isso, ter feito grandes amigos, ser respeitado, não ter desafetos. Essa é a imagem que quero deixar. De responsabilidade e, também, de profissionalismo”, concluiu.

Títulos - A Sessão Solene que marca a entrega de Títulos de Cidadania Honorária a João Wentz e demais cidadãos que, apesar de não serem nascidos no município, passam a ser agraciados como conterrâneos, irmãos daquele local por toda a contribuição dedicada à cidade, acontecerá a partir das 19h no Cine Teatro Iguassú.

Outras figuras ilustres que também serão condecoradas são o deputado estadual, Artagão de Mattos Leão Júnior; a ex-prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Pereira Ferreira Svartz; o Secretário de Obras e Engenheiro Sênior, Leoni Luiz Meletti-Tilim; o empresário Luiz Franciosi e o médico cirurgião, Dr. Isac Kei Yamazaki.

07/04/2022